Close

Graduação / Curso Superior de Tecnologia

Manutenção Industrial

O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial da UniFil EaD é conduzido a partir do desenvolvimento das seguintes áreas – Planejamento, Gestão, Administração, Implantação Operação e Manutenção de sistemas de plantas industriais. Possui disciplinas de gestão voltadas para Segurança do Trabalho, Gerência da Manutenção, Gestão de Projetos, Administração e Empreendedorismo, que se complementam com as disciplinas de formação básica, comuns a todos cursos superiores de tecnologia, bem como aquelas de formação específica como Processos de Fabricação e Soldagem, Sistemas Térmicos e de Refrigeração, Manutenção de Máquinas Elétricas, Hidráulica e Pneumática, que proporcionam uma forte formação técnica. Portanto a formação pretendida é uma conjunção entre Gestão e Técnica, de modo que o profissional esteja habilitado a: integrar o uso de ferramentas tecnológicas, o domínio de habilidades e a construção de conhecimentos no desenvolvimento de novas tecnologias para a manutenção mecânica industrial; manter plantas industriais com confiabilidade e estabilidade de operação; avaliar criticamente ampliações necessárias em equipamentos fabris e instalações industriais; articular os saberes formais, informais, teóricos e práticos para maior eficiência na gestão de processos; manter as atuais tecnologias, com competência e ética, para intervir em situações de risco sócio ambiental; identificar agentes de preservação ou degradação dos sistemas de produção; fazer uso da inovação tecnológica e da interação universidade/ empresa, na busca de qualidade de resultados, a médio e longo prazos, com ênfase no desenvolvimento sustentável; conhecer os princípios científicos, éticos e legais que fundamentam as práticas e o exercício de profissional tecnólogo em contextos diversificados; ter responsabilidade social, civil, ambiental, com a saúde e segurança no trabalho.

Tais qualificações fazem parte do conjunto de instrumentos que o Tecnólogo em Manutenção Industrial necessita para a realização de sua função e que visa atender: a produtividade, a qualidade, a flexibilidade, a continuidade do trabalho, a tecnologia, os materiais e a informação. Assim, o foco das atenções do ramo de Manutenção Industrial concentra-se na gestão e manutenção das Instalações e Sistemas Fabris, definidos como todo conjunto de recursos organizados de modo a obter produtos ou serviços de modo sistemático. O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial tem como diferencial o fato de incentivar, desde o primeiro ano, o Empreendedorismo e a Inovação, de modo que o profissional possa atuar como um prestador de serviço, ou empresário do seu setor de atuação, colocando outros profissionais para atuar sob sua supervisão. A cada módulo cursado, equivalente ao período de 06 meses, o aluno receberá certificações parciais que comprovarão sua habilidade referente àquela área de atuação, podendo deste modo incrementar seu currículo antes do final do curso superior.


Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial forma um profissional responsável por gerenciar e manter a planta industrial de uma empresa, visando o aumento de sua produtividade. Sua função se assemelha muito a do administrador, mas a base de estudo em Manutenção faz com que esse profissional tenha conhecimento aprofundado sobre o mecanismo industrial. Por ter uma formação diversa, o tecnólogo também poderá atuar em outros campos além da indústria como, por exemplo, em consultorias para ampliações fabris, gerir equipes de prestação de serviços de manutenção.


Áreas de atuação

O tecnólogo em Manutenção Industrial encontrará oportunidades de trabalho em indústrias que necessitam de implantação, operação, melhoria e manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto. Deve ainda prestar consultorias diversas para empresas e indústrias nos mais variados segmentos através de empresa própria.

na primeira mensalidade

Formas de ingresso:

Mensalidades

Até o 1° dia útil:

R$ 404,10

Do 2° dia útil do mês em diante:

R$ 449,00

Duração do curso

3 anos (6 semestres)


Encontros presenciais

Semestrais

Aproveite o desconto de

50%

Modalidade

  • A distância (EaD). Aulas online, com acompanhamento de professores e tutores da área, altamente qualificados.
  • Os alunos acessam as aulas e atividades de onde estiverem e quando puderem.

OBS: Ao final de cada semestre é ofertada a disciplina “Seminário Interdisciplinar”, quando o aluno deverá comparecer presencialmente à instituição, cumprindo uma carga horária de 25 horas de atividades, incluindo realização da prova integrada. Essa disciplina será ministrada às sextas-feiras (tarde e noite), aos sábados (manhã e tarde) e aos domingos (manhã).

Informações

As aulas são organizadas de forma subsequente, ou seja: a cada mês será liberada uma disciplina de 60 horas, ou duas de 30 horas. A previsão é que a cada semestre o aluno tenha cinco meses de atividade. As aulas são online, com acompanhamento de professores e tutores da área, altamente qualificados.


O material didático é elaborado pelo corpo docente da instituição e disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo composto de: roteiro de estudos, apostila e aulas gravadas, com acesso via web. A interatividade é garantida a partir de ferramentas como fórum, blog e lista de e-mail.


Todas as aulas são planejadas de acordo com calendário disponibilizado aos alunos no início de cada semestre e por disciplina.

Ao final do semestre é ofertada a disciplina Seminário Interdisciplinar. Configura-se como uma imersão de 25 horas, quando o aluno deverá comparecer à instituição.


Nesse encontro haverá momentos de aulas com os professores, palestras e visitas técnicas, troca de experiências, apresentação de trabalhos, projetos, TCCs e dos relatórios de estágio, além da aplicação da prova presencial integrada. Toda a atividade é organizada pela coordenação do curso e comunicada aos alunos com antecedência.


A participação é obrigatória, sendo necessário comparecer a pelo menos 75% das atividades previstas para aprovação. As 25 horas da disciplina serão distribuídas da seguinte forma: sexta feira, tarde e noite; sábado, manhã e tarde; domingo: manhã.

Documentação

Documentos originais

  • Certidão de Nascimento ou Casamento; 
  • Carteira de Identidade, ou Carteira Nacional de Habilitação, ou RNE e Passaporte, em se tratando de estrangeiro; 
  • CPF; 
  • Título de Eleitor; 
  • Carteira de Reservista ou Dispensa Militar; 
  • Comprovante de Residência; 
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou, Diploma de Curso Superior (registrado); 
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio. 


Candidatos em fase de Conclusão do Ensino Médio

  • Declaração emitida pelo colégio onde estuda informando a previsão de conclusão. 


Conclusão de Ensino Médio no Exterior 

  • Documento comprobatório da conclusão do Ensino Médio e Certificado de Revalidação do estudo realizado no exterior. 


Candidatos menores de idade deverão apresentar responsável financeiro maior de 18 anos para validação dos termos e contratos. Documentos do responsável financeiro:

  • Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação; 
  • CPF. 


Informações adicionais

  • Os documentos solicitados acima devem estar legíveis; 
  • Toda a documentação estará sujeita à análise e validação, podendo ser solicitado outros documentos que forem necessários; 
  • Do candidato estrangeiro, bem como aquele que concluiu o Ensino Médio no exterior, será exigido o documento de conclusão do curso devidamente validado pelas Instituições Credenciadas; 
  • A documentação poderá ser digitalizada em pdf e enviada para o e-mail centraldeatendimento@unifil.br ou enviada pelo correio para a Central de Atendimento UniFil, à Av. Juscelino Kubitschek, 1626, Londrina/PR, CEP 86.020-000.

Matrículas

Orientação para matrícula

  • Perderá o direito à vaga o candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado ou deixar de apresentar a documentação exigida; 
  • A matrícula é ato formal de ingresso e de vinculação do aluno à Instituição de Ensino, importa os direitos e deveres, tanto para o aluno como para a instituição; 
  • Sua matrícula pode ser feita presencialmente ou pela Internet. 


A garantia da matrícula está condicionada ao pagamento da primeira mensalidade e a apresentação de todos os documentos solicitados.


Mais informações

Telefone: 43 3375 7584 | E-mail: centraldeatendimento@unifil.br