Close

Graduação / Curso Superior de Tecnologia

Manutenção Industrial

O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial da UniFil EaD é conduzido a partir do desenvolvimento das seguintes áreas – Planejamento, Gestão, Administração, Implantação Operação e Manutenção de sistemas de plantas industriais. Possui disciplinas de gestão voltadas para Segurança do Trabalho, Gerência da Manutenção, Gestão de Projetos, Administração e Empreendedorismo, que se complementam com as disciplinas de formação básica, comuns a todos cursos superiores de tecnologia, bem como aquelas de formação específica como Processos de Fabricação e Soldagem, Sistemas Térmicos e de Refrigeração, Manutenção de Máquinas Elétricas, Hidráulica e Pneumática, que proporcionam uma forte formação técnica. Portanto a formação pretendida é uma conjunção entre Gestão e Técnica, de modo que o profissional esteja habilitado a: integrar o uso de ferramentas tecnológicas, o domínio de habilidades e a construção de conhecimentos no desenvolvimento de novas tecnologias para a manutenção mecânica industrial; manter plantas industriais com confiabilidade e estabilidade de operação; avaliar criticamente ampliações necessárias em equipamentos fabris e instalações industriais; articular os saberes formais, informais, teóricos e práticos para maior eficiência na gestão de processos; manter as atuais tecnologias, com competência e ética, para intervir em situações de risco sócio ambiental; identificar agentes de preservação ou degradação dos sistemas de produção; fazer uso da inovação tecnológica e da interação universidade/ empresa, na busca de qualidade de resultados, a médio e longo prazos, com ênfase no desenvolvimento sustentável; conhecer os princípios científicos, éticos e legais que fundamentam as práticas e o exercício de profissional tecnólogo em contextos diversificados; ter responsabilidade social, civil, ambiental, com a saúde e segurança no trabalho.

Tais qualificações fazem parte do conjunto de instrumentos que o Tecnólogo em Manutenção Industrial necessita para a realização de sua função e que visa atender: a produtividade, a qualidade, a flexibilidade, a continuidade do trabalho, a tecnologia, os materiais e a informação. Assim, o foco das atenções do ramo de Manutenção Industrial concentra-se na gestão e manutenção das Instalações e Sistemas Fabris, definidos como todo conjunto de recursos organizados de modo a obter produtos ou serviços de modo sistemático. O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial tem como diferencial o fato de incentivar, desde o primeiro ano, o Empreendedorismo e a Inovação, de modo que o profissional possa atuar como um prestador de serviço, ou empresário do seu setor de atuação, colocando outros profissionais para atuar sob sua supervisão. A cada módulo cursado, equivalente ao período de 06 meses, o aluno receberá certificações parciais que comprovarão sua habilidade referente àquela área de atuação, podendo deste modo incrementar seu currículo antes do final do curso superior.


Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial forma um profissional responsável por gerenciar e manter a planta industrial de uma empresa, visando o aumento de sua produtividade. Sua função se assemelha muito a do administrador, mas a base de estudo em Manutenção faz com que esse profissional tenha conhecimento aprofundado sobre o mecanismo industrial. Por ter uma formação diversa, o tecnólogo também poderá atuar em outros campos além da indústria como, por exemplo, em consultorias para ampliações fabris, gerir equipes de prestação de serviços de manutenção.


Áreas de atuação

O tecnólogo em Manutenção Industrial encontrará oportunidades de trabalho em indústrias que necessitam de implantação, operação, melhoria e manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto. Deve ainda prestar consultorias diversas para empresas e indústrias nos mais variados segmentos através de empresa própria.

Investimento

3 anos (6 semestres)

Aproveite o desconto de

Consulte a mensalidade


Ligue para: 43 3375 7474

50%

Duração do curso

na primeira mensalidade

Formas de Ingresso

Acontecem ao final de cada bimestre, para realização de avaliação presencial. Consulte disponibilidade no Pólo de sua região.


No Pólo de Londrina, as aulas práticas acontecem presencialmente, aos sábados (manhã e tarde) e aos domingos (manhã).

Encontros Presenciais

Informações

As aulas serão liberadas no decorrer de um bimestre e, ao final, os alunos devem realizar uma avaliação presencial, a ser agendada no Pólo ao qual está vinculado. 

As aulas são online, com acompanhamento de professores e tutores da área, altamente qualificados. 

O material didático é elaborado pelo corpo docente da instituição e disponibilizado no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Todas as aulas são planejadas de acordo com calendário disponibilizado aos alunos no início de cada semestre e por disciplina. domingo: manhã.

Matrículas

Orientação para matrícula

  • Perderá o direito à vaga o candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado ou deixar de apresentar a documentação exigida;
  • A matrícula é ato formal de ingresso e de vinculação do aluno à Instituição de Ensino, importa os direitos e deveres, tanto para o aluno como para a instituição;
  • Sua matrícula pode ser feita presencialmente ou pela Internet.


A garantia da matrícula está condicionada ao pagamento da primeira mensalidade e a apresentação de todos os documentos solicitados.


A documentação pode ser entregue da seguinte forma:
1) Digitalizada em PDF:

2) Presencialmente:

  • Apresentar os documentos originais na Central de Atendimento UniFil, à Av. Juscelino Kubitschek, nº 1626, Londrina/PR (de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h e aos sábados, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h30).

3) Cópia pelo Correio:

  • UniFil – Centro Universitário Filadélfia, A/C: Central de Atendimento UniFil, através do endereço Av. Juscelino Kubitschek, nº 1626, CEP 86.020-000 – Vila Ipiranga, Londrina/PR.


Mais informações

Telefone: 43 3375 7584 | E-mail: centraldeatendimento@unifil.br

Documentação para Matrícula

Documentos originais

  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Carteira de Identidade, ou Carteira Nacional de Habilitação, ou RNE e Passaporte, em se tratando de estrangeiro;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Reservista ou Dispensa Militar;
  • Comprovante de Residência;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou, Diploma de Curso Superior (registrado);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio.


Candidatos em fase de Conclusão do Ensino Médio

  • Declaração emitida pelo colégio onde estuda informando a previsão de conclusão.


Conclusão de Ensino Médio no Exterior

  • Documento comprobatório da conclusão do Ensino Médio e Certificado de Revalidação do estudo realizado no exterior.


Candidatos menores de idade deverão apresentar responsável financeiro maior de 18 anos para validação dos termos e contratos. Documentos do responsável financeiro:

  • Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação;
  • CPF.


Informações adicionais

  • Os documentos solicitados acima devem estar legíveis;
  • Toda a documentação estará sujeita à análise e validação, podendo ser solicitado outros documentos que forem necessários;
  • Do candidato estrangeiro, bem como aquele que concluiu o Ensino Médio no exterior, será exigido o documento de conclusão do curso devidamente validado pelas Instituições Credenciadas;